Dr. Sousa Couto

 

         Foi dos primeiros destemidos pioneiros do movimento espírita português, sabe-se que era assíduo nas reuniões espíritas que se realizavam em casa de um amigo, e colega de profissão em Paris, durante muito tempo foi lá que se relacionou e acompanhou cientistas dessa época na investigação dos fenómenos psíquicos reportam-se a 1898 os primeiros passos no movimento espírita em Portugal.

        O Dr. Sousa Couto foi o representante português no Congresso Internacional Espírita realizado em Paris, em 1900. Fundou e dirigiu a antiga Revista de Estudos Psíquicos, fundada em 1905 e publicada até 1909, do primeiro ao último número desta revista nota-se o excelente carácter cientifico, nela colaboraram notáveis homens de ciência de todo o mundo e nela teve também o Dr. Sousa Couto, ocasião de defender os princípios espíritas contra as arremetidas de categorizados materialistas, ficando assinalada a polémica mantida com o conhecido homem de ciência Dr. Miguel Bombarda.
 
        O Dr. Sousa Couto dá-nos no livro “Do País da Luz” do autor Fernando de Lacerda, num admirável prólogo, uma espécie de “livro de bolso” e instrutivo manual de espiritismo, que é importante ser apreciado por todos aqueles que se dedicam à pesquisa espírita.

        Contamos ainda reunir mais dados desta figura de relevo que passou pelo movimento espírita português e tão pouco conhecida de todos nós. Sabemos que na biblioteca de Paris também existem livros espíritas com referencias ao Dr. Sousa Couto.

 Fonte: FEP

 

 

CEIF - Centro Espírita Irmã Filomena
Rua Estrada Velha Nº116 - Beiriz
C.P. 4495-328 - Póvoa de Varzim
 Portugal 
www.ceifpvz.com
ceif.pvz
@gmail.com