Deus e a Ciência


Os pesquisadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos, comunicaram resultados de experiência na área da física quântica que vêm revolucionar ainda mais os nossos conceitos, já conturbados, sobre espaço, tempo e partículas elementares. Observaram que partículas de luz (fótons) burlaram a nossa concepção de espaço tempo (até mesmo a concepção relativista!) e se comportaram como se o passado pudesse ser modificado. Como diz o filósofo francês Guitton, "para iluminar o seu caminho nas trevas o homem (único animal consciente da vida, do universo, do tempo e da morte) só tem duas luzes: a religião e a ciência". Porém, até o século passado, a ciência e a religião eram contrárias uma à outra, existindo um ateísmo contextual entre os cientistas, devido à "fronteira" entre o espírito (objecto da religião) e a matéria (objecto da ciência).

A ciência refutava a religião com as suas descobertas e a religião questionava o domínio da ciência ao tentar se estender além de seu domínio material. Mas eis que, desde o início do século XX, a teoria quântica e a física relativista vêm provocando radicais mudanças no conceito tradicional de matéria, mostrando que o espaço e o tempo são apenas conceitos relativos e vagos, e que a realidade fundamental da ciência não pode ser cognoscível ao intelecto do homem. Descobertas recentes no campo da astrofísica e da cosmologia mostram que o universo teve origem numa grande explosão (big bang) proveniente de uma energia denominada de "energia do vácuo", e que as condições iniciais e as leis que governam o universo parecem ter sido "escolhidas" para que o homem (princípio antrópico) pudesse vir a existir no processo evolutivo desse universo. Tais descobertas fantásticas vieram estabelecer uma nova relação entre cientistas e filósofos, e entre ciência e fé.

Como pondera Guitton, "doravante, existe, não uma prova - Deus não é da ordem da demonstração, mas um ponto de apoio científico às concepções propostas pela religião".

Assim, questões fundamentais como "o que é o homem?", "de onde ele vem?", "porque há alguma coisa ao invés do nada? " e tantas outras vão sendo iluminadas, podendo-se afirmar que, hoje, já existe uma aliança entre Deus e a Ciência.


(Condensado do artigo de Walter Gonzalez e Antonio Formaggio, consultores da Nasa e membros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, publicado o jornal "O Estado de São Paulo"- 09-09-95).
Fonte: www.vrnet.com.br
 
 
 

CEIF - Centro Espírita Irmã Filomena
Rua Estrada Velha Nº116 - Beiriz
C.P. 4495-328 - Póvoa de Varzim
 Portugal 
www.ceifpvz.com
ceif.pvz
@gmail.com