O Espiritismo não pratica curanderismo:

FLUIDOTERAPIA TEM 

CONFIRMAÇÃO CIENTÍFICA

           

EMBASAMENTO DOUTRINÁRIO-CIENTÍFICO

Os Espíritos superiores explicam, através da codificação kardecista,  que as mãos servem como instrumento para a transmissão do magnetismo humano que, com as energias distribuídas pelos Espíritos, constituem o passe espírita . 

Segundo eles, os fluidos terapêuticos são absorvidos pela criatura necessitada por intermédio dos centros vitais, ou chacras, localizados no perispírito, o qual age assemelhado a uma esponja, assim como permanecem na água magnetizada por essas mesmas energias.

Assim, as curas promovidas por Jesus e terapeutas de todas as épocas  ganham uma teoria plausível  e demonstram que o Espiritismo não faz concorrência alguma com a Medicina dos homens.

Para conhecimento, eis algumas transcrições importantes:

 

"Podendo o Espírito encarnado actuar sobre a matéria elementar, pode do mesmo modo mudar-lhe as propriedades, dentro de certos limites. Assim se explica a faculdade de cura pelo contacto e pela imposição das mãos, faculdade que algumas pessoas possuem em grau mais ou menos elevado.” 

Allan Kardec - O LIVRO DOS MÉDIUNS, item 131.

"Como a todos é dado apelar aos bons Espíritos, orar e querer o bem, muitas vezes basta impor as mãos sobre a dor para a acalmar; é o que pode fazer qualquer um, se trouxer a fé, o fervor, a vontade e a confiança em Deus"  

  REVISTA ESPÍRITA, Setembro, 1865.

“(...) A acção fluídica se transmite de perispírito a perispírito, e deste ao corpo material.” 

REVISTA ESPÍRITA, Setembro 1865.

“Pela identidade de sua natureza, este fluido, condensado no perispírito, pode fornecer ao corpo os  princípios reparadores (...) A cura se opera pela substituição de uma molécula sã a uma molécula malsã." 

A GÊNESE, cap. XIV, item 31.

"Os fluidos, obedecendo a uma poderosa vontade, a um ardente desejo de fazer o bem, penetram os organismos debilitados e suas moléculas benéficas, substituindo as que estão doentes, restituem gradualmente a saúde aos enfermos, o vigor aos valetudinários.” 

Léon Denis - DEPOIS DA MORTE, cap. XVII.

"A água, no mundo, não somente carreia os resíduos dos corpos mas também as expressões de nossa vida mental. Será nociva nas mãos perversas, útil nas mãos generosas e, quando em movimento, sua corrente não só espalhará bênçãos de vida, mas constituirá igualmente um veículo da Providência Divina, absorvendo amarguras, ódios e ansiedades dos homens, lavando-lhes a casa material e purificando-lhes a atmosfera íntima."                         

                                                André Luiz,  psicografia de F.C. Xavier - NOSSO LAR.

“A mente dos homens, indirectamente controlada pelo comando superior, interfere no acervo de recursos do Planeta (...)”

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, cap.  IV.

 

       

TERAPIA ANTIGA

 

No velho Egipto, os pacientes eram levados ao estado de letargia através da magnetização, quando então realizavam intervenções cirúrgicas, inclusive trepanações.

 

 

 

MESMER E O MAGNETISMO

 

 O Dr. Franz Anton Mesmer, (séc. XVIII) doutorado pela Universidade de Viena, escrevia:

“O fluido é o meio de uma influência mútua, entre os corpos celestes, a terra e os corpos animados.” Deduziu que as moléstias são ou falta ou desequilíbrio na distribuição do magnetismo pelo corpo”.

   

A ciência confirma a prática fluidoterápica?

             

 

 Água do Dique Fujiwara, antes de oferecer uma oração.

 

A mesma água , após oferecer uma oração. 

Durante oito anos, a partir de 1984, o cientista japonês dr. Masuro Emoto e sua equipe cristalizaram e fotografaram moléculas de água das mais variadas partes do mundo, retiradas de rios, de lagos, da chuva e da neve, e submetidas às vibrações de pensamentos, sentimentos, palavras, idéias e músicas, conseguindo registrar em imagens a reação dessas amostras a esses estímulos.
Dessa forma, obtiveram desenhos magníficos,  como que  jóias esculpidas na estrutura molecular da água quando a amostra esteve exposta às palavras como "amor e gratidão", à vibração da palavra "obrigado" ou ao nome de alguém já falecido como Madre Teresa de Calcutá. Todavia, quando a vibração escolhida era desagregadora, a imagem mostrou-se disforme, não se formando  os desenhos geométricos.

 

 

Tais experiências estão contidas no livro "Mensagem das Águas", de 1999, ilustrado com 161 fotos coloridas, conseguindo provar contundentemente que a estrutura molecular da água se transforma de acordo com o ambiente, seja ele poluído ou naturalmente puro, pelo que revela o quanto nossas emoções e nossos pensamentos se reflectem na água que possui altíssimo poder de assimilação de energias e vibrações ambientais. 

A autoterapia por meio da escolha dos pensamentos e da forma como os executamos, activando nossas defesas orgânicas, não é mais apenas uma possibilidade, evidencia-se oferecendo a convicção de que é possível regenerarmos o nosso mundo.

Em artigo sobre o assunto, Fernando Ós lembra com propriedade que "a cura pelas águas é tão antiga quanto a medicina dos homens", e que "os Espíritos elevados sabem o valor dessa terapia e vêem na água a infinita sabedoria de Deus".

 

 

 Fonte: http://paginas.terra.com.br/religiao/confrariaconsolador/fluidoterapia.html

           

 

CEIF - Centro Espírita Irmã Filomena
Rua Estrada Velha Nº116 - Beiriz
C.P. 4495-328 - Póvoa de Varzim
 Portugal 
www.ceifpvz.com
ceif.pvz
@gmail.com