O QUE SÃO OS SONHOS?




Segundo o "O Livro dos Espíritos", a partir da questão 400 até 418, o sonho é a lembrança que temos das experiências que nosso espírito vive no mundo astral enquanto nosso corpo dorme. Durante o sono, a alma se desprende e pode vagar por lugares aqui na terra ou no plano espiritual. Uma pessoa acostumada aos vícios vai encontrar espíritos afins e praticar o que gosta. Uma pessoa boa pode encontrar outros bons espíritos, visitar espíritos que sofrem no astral e levar ajuda. Ou mesmo ir a lugares belos e estudar. Durante esse desprendimento também podemos encontrar entes queridos que se foram e conversar, saber do seu estado ou receber conselhos.

Ao despertarmos, nem sempre nos lembramos completamente do que fizemos no plano espiritual. Às vezes, não nos lembramos de nada, outras, lembramos apenas vagamente do que aconteceu, guardando alguma impressão boa ou ruim da experiência. Apenas em algumas ocasiões podemos nos lembrar dos sonhos com clareza.

Há também os sonhos provenientes do nosso subconsciente. Neste caso não são experiências reais vividas pelo nosso espírito, mas apenas lembranças das nossas ocupações ou problemas diários. Esses sonhos, normalmente, são mais confusos, funcionando como uma válvula de escape para as nossas emoções.

Os maus sonhos têm como causa algum desequilíbrio oculto ou não em que vivemos. Quando estamos excessivamente preocupados com ganhar dinheiro, podemos sonhar com problemas no trabalho, desempregos, assaltos e coisas parecidas. Se o excesso de zelo for com a nossa aparência, podemos sonhar com acidentes, morte ou doença. Se nos agarramos demais com as pessoas de quem gostamos, às vezes sonhamos com a sua perda ou com desentendimentos.

Todo comportamento que se afasta do equilíbrio, revelando orgulho, egoísmo, vaidade, ciúme, avareza e qualquer outro defeito da alma acaba tendo como consequência os pesadelos. Eles servem como alerta de que precisamos nos corrigir.

Há ainda um aspecto mais perigoso, porém interessante: da mesma forma que os bons espíritos aproveitam nosso desprendimento para nos dar bons conselhos, os maus também podem se aproximar para nos perturbar. Eles aproveitam o desequilíbrio moral que citamos acima e nos provocam pesadelos, que, normalmente, são aqueles que nos deixam impressionados por mais tempo.

Em alguns casos mais graves, em que os pesadelos se repetem ou são frequentes, acabamos por ter nosso comportamento diário alterado por causa dos sentimentos ruins despertados por esses sonhos, como o medo, tornando-nos agressivos e arredios. Nossa saúde também fica prejudicada pela falta de descanso nocturno.

É aí que o Espiritismo pode novamente nos ajudar, esclarecendo sobre o que pode estar acontecendo connosco, ou, se percebida a participação de um mau espírito provocando nossos pesadelos, uma equipe mediúnica poderá afastá-lo até que reencontremos o equilíbrio.

Ao mesmo tempo, os passes ajudarão a recompor a saúde física. Se você ou alguém com quem convive está sofrendo com esse problema, procure um bom Centro Espírita.


Condensado. Fonte: Revista Espírita Allan Kardec
artigo de Cheyla B. Fett
Fonte: www.vrnet.com.br
 


 

 
 
 

CEIF - Centro Espírita Irmã Filomena
Rua Estrada Velha Nº116 - Beiriz
C.P. 4495-328 - Póvoa de Varzim
 Portugal 
www.ceifpvz.com
ceif.pvz
@gmail.com