PERISPÍRITO

 

 

        Pode ser considerado o "envoltório" do espírito. No estado material é a cópia idêntica do corpo. Enquanto o espírito é a inteligência, a energia criativa da individualidade, o perispírito é a forma que essa inteligência toma. O espírito muda a forma de seu perispírito de acordo com as suas necessidades. Qualquer problema no corpo material é automaticamente transferido para o perispírito. Isso explica o tratamento que muitos espíritos passam no astral depois que desencarnam em decorrência de problemas diversos em seu corpo material. Geralmente, quando um espírito desencarna, ele toma a forma, no seu perispírito, de sua última encarnação, para que possa ser reconhecido por seus entes já desencarnados, isso tomando em consideração que não é um espírito que sofre uma etapa punitiva ou um espírito que não tem consciência de suas faculdades ou até um espírito que não tem noção de sua nova condição. No entanto após o desencarne o espírito também pode assumir a forma de reencarnações anteriores ou até formas diversas de acordo com a sua vontade.

 

(Leitura básica: "O Livro dos Espíritos" de Allan Kardec e "Fisiologia da Alma" de Ramatís, psicografado pelo médium Hercílio Maes) (ver Duplo-Etérico, Charcas e Aura)

***

        No prefácio de Emmanuel à obra "Evolução em Dois Mundos", de André Luiz deparamo-nos com essa assertiva:
"Desde tempos remotos a Humanidade reconheceu-lhe a existência como organismo subtil ou mediador plástico, entre o espírito e o corpo carnal".

        Se compararmos o que diz Emmanuel com o que Léon Denis deixou lavrado em sua obra Cristianismo e Espiritismo verificamos que o reconhecimento da existência do perispírito e sua necessidade já era cogitação dos pais da Igreja, como se segue:

1 ) - NOTÍCIAS HISTÓRICAS:

        A ) - NO ANO 414 DA NOSSA ERA, EVÓDIO, BISPO DE UZALA, ESCREVE A SANTO AGOSTINHO INDAGANDO

        "Quando a alma abandona este corpo grosseiro e terrestre, não permanece a substância incorpórea unida a algum outro corpo, não composto dos mesmos elementos como este, porém, mais subtil e que participa da natureza do ar ou do éter?"

        "Acredito, portanto, que a alma não poderia existir sem corpo algum."

        B ) - CONCÍLIO DE NICÉIA - 787 D. C.

        S. João de Tessalônica diz:

        "Sobre os anjos, os arcanjos e as potências - acrescentarei também - sobre as almas, a Igreja decide que esses seres são, na verdade, espirituais, mas não completamente privados de corpo; ao contrário, dotados de um corpo ténue, aéreo ou ígneo..."

        "Não há senão Deus, unicamente, que seja incorpóreo e sem forma. Quanto às criaturas espirituais, não são de modo algum incorpóreas."

        C ) - S. BERNARDO - 1277 D.C.

        "Atribuímos, pois, com toda a segurança, unicamente a Deus a verdadeira incorporeidade, assim como a verdadeira imortalidade, porque, único entre os Espíritos, ultrapassa toda natureza corporal, o suficiente para não ter necessidade do concurso de corpo algum para qualquer trabalho, pois que só a sua vontade espiritual, quando a exerce, tudo lhe permite fazer."

        ( Léon Denis - "Cristianismo e Espiritismo" )

Ver : Léon Denis - "O Problema do Ser, do Destino e da Dor" - cap. III - nota de rodapé da p. 57

 

2 ) - DEFINIÇÃO:

        é o envoltório subtil do Espírito onde se registam os fenómenos da vida mental

(Livro dos Espíritos, item 93)

 

3 ) - ORIGEM

        " è o mais importante derivado do Fluido Cósmico. Constitui-se da condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência.

(Livro dos Espíritos ,item 9ge4)

        "Anterior à vida actual, inacessível à destruição pela morte, é o admirável instrumento que para si mesma a alma constrói e que aperfeiçoa através dos tempos: é o resultado de seu longo passado".

( Léon Denis - "No Invisível" - cap. III )

        "Conforme seja mais ou menos depurado, seu envoltório se formará das partes mais puras ou das mais grosseiras do Fluido peculiar ao mundo onde o Espírito reencarna."

( A Génese - cap. XIV -itens 7 a 12 )

 

4 ) - NATUREZA:

        Sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito

( A Génese - cap. XIV - itens 9; 10 )

        Ainda é matéria "A substância do perispírito é extremamente subtil, é a matéria em seu estado mais quintessenciado, é mais rarefeita que o éter; suas vibrações, seus movimentos ultrapassam em rapidez e penetração os das mais activas substâncias

(Léon Denis - No invisível -cap. III)

        A constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou desencarnados q eu povoam a Terra ou o espaço que a circunda.

(A Génese - Cap. XIV item 10 )

 

5 ) - ESTRUTURA:

        Camadas energéticas ou electromagnéticas

        "...Eu sabia que deixara o veículo inferior no apartamento das Câmaras de Rectificação, em Nosso Lar, e tinha absoluta consciência daquela movimentação em plano diverso..."

( André Luiz - "Nosso Lar" - cap. XXXVI )

        ...o vaso perispirítico é também transformável e perecível embora estruturado em tipo de matéria rarefeita".

(da Alma Humana - Pag.79)

        "O perispírito é um foco de energias... Nele tem sua sede a força psíquica indispensável à produção dos fenómenos espíritas

( Léon Denis - "No Invisível" -cap. III p. 40 / 50 7ª ed. FEB)

        "..As vibrações do perispírito se reduzem sob a pressão da carne; readquirem sua amplitude logo que o Espírito se desprende da matéria e reassume a liberdade>"

( Léon Denis No Invisível Cap.III pag. 40/50, 7ª ed. FEB)

 

6 ) - FORMA E APARÊNCIA

        a ) Forma humana ( Livro dos Médiuns - item 100 nº 28 )

        "...Por Espírito deve-se entender a alma revestida de seu envoltório fluídico, que tem a forma do corpo físico." ( Léon Denis - "No Invisível" - cap. III )

        "...inseparável da alma, conserva a forma exterior da personalidade desta..."

( Léon Denis - "Depois da Morte - p. 174 )

Gabriel Delanne - " A Alma é Imortal":

        - Introdução:

        "Pela correspondência que permutaram Billot e Deleuze, bem como pelas pesquisas de Cahagnet, veremos que a alma, após a morte, conserva uma forma corporal que a identifica."

        - Capítulo I:

        "Quase sempre, o corpo espiritual reproduz o tipo que o Espírito tinha na sua última encarnação."

        - Capítulo II :

        Declarava ( a vidente de Prévorst ) que, após a morte, a alma conserva um "espírito nérvico", que é a sua forma..."

        - Capítulo III :

        ..."São as almas dos mortos que afirmam a sua sobrevivência por acções mecânicas sobre a matéria.. Não apresentam uma forma indeterminada, mas as dos corpos terrenos que tiveram durante a encarnação"

        - 3ª Parte - capítulo I:

        "Regra geral, predomina no corpo fluídico a forma humana, à qual ele naturalmente retorna, quando haja sido deformado pela vontade do Espírito.

        - Gabriel Delanne - "A Evolução Anímica":

        - Introdução:

        "Se, no estado normal, a alma é invisível, pode, contudo, aparecer mediante condições determinadas, e com especificidade capaz de impressionar nossos sentidos.

        Os médiuns vêem-na no espaço, sob a forma que tinha na Terra."

        - Capítulo I:

        "Estabelecemos de princípio, por experimentações espiríticas, que os Espíritos conservavam a forma humana... porque o perispírito encerra todo um organismo fluídico-modelo, pelo qual a matéria se há de organizar, no condicionamento do corpo físico."

        - Gabriel Delanne - "O Espiritismo perante a Ciência"

        4ª parte - capítulo III:

        " O invólucro fluídico que reproduz, geralmente, a aparência física que o Espírito tinha em sua última encarnação, possui todos os órgãos do homem."

 

7 ) - PROPRIEDADES:

        I )- Plasticidade :

        I - formas:

        a ) - para identificação

        b ) - para ocultar a identidade - ( André Luiz )

        II - redução fetal ( Evolução em Dois Mundos - cap. XIX - restringimento do corpo espiritual )

        III - crescimento ---> durante a encarnação e após o desencarne ( plano Espiritual )

        ( Livro dos Médiuns item 100 nº 21 - 28 - 30 - item 105 )

        2 ) Penetrabilidade: ( é penetrado

        - barreiras vibratórias: (

        ( não penetra

        3 ) - Exteriorização;

        I - bi-corporeidade ou bi-locação:

        a ) em repouso:

        A. Liguori e Clemente XIV

        António de Pádua

        S. Francisco Xavier

        b ) em vigília : Emilie Sagée

        ( Ernesto Bozzano - "Fenómenos de Bi-locação "

        4 - Transfiguração

        Moisés - ( Ex. 34: 24 - 35 )

        Livro dos Médiuns itens 122 - 123 )

        " Observando-a por um momento, reparei que a esposa de Alfredo se transfigurava. Luzes diamantinas irradiavam de todo o seu corpo, em particular do tórax, cujo âmago parecia conter misteriosa lâmpada acesa."

        (André Luiz -" Os Mensageiros " - Cap. A Prece de Ismália )

        O Cristo - no Tabor

        5 - Exteriorização da sensibilidade

        6 - Repercussão da acção no perispírito sobre o corpo

        ( o oficial russo e o golpe de espada no perispírito da obsessora encarnada )

        7 - Acção de medicamentos à distância

        ( aproximação do perispírito desdobrado, de medicamentos em frascos arrolhados )

        8 - Absorção ou condensação ---> aparições

        visibilidade ---> aparição de Jesus à Madalena

        tangibilidade ----> aparição a Tomé

        opacidade ---> agêneres

        9 - Expansibilidade

 

8 ) - PROVAS DA EXISTÊNCIA:

        a ) aparições ----> transformação molecular por acção da vontade do Espírito:

        I - vagas ou vaporosas

        II - nitidamente definidas ( livro dos Médiuns item 116 )

        Mme D´Espérance ( No País das Sombras )

        b ) Materializações

        I - de vivos - Sra. Fay - citado por Willian Crookres - com um livro na mão

        Chico, em Caratinga

        António de Pádua, em Lisboa

        II - desencarnados - Kate King - a filha de Frederico Figner, no Pará

        III - agêneres ---. o "Anjo" Gabriel

        c ) Moldagens

        I - vivos desdobrados: G. Geley

        Eusápia Paladino ---> dedos na argila, rosto ( argila de escultor )

        Eglinton -----> pé

        "Trabalho dos Mortos" , de Nogueira de Farias

        II - desencarnados:

        Pela mediunidade de Slade: marcas de pés em papel enegrecido

        " trabalho dos Mortos"

        d ) Fotografias de Exteriorizações

        Bozzano - "Pensamento e Vontade"

        O retrato no Anuário Espírita de 1983

        "O processo dos Espíritas"

 

9 ) - FUNÇÕES:

        a ) mediatriz

        sensação --> nervos sensitivos --> câmaras ópticas ---> P --> Esp. - Percepção

        vontade -- Esp. ---> P ---> câmaras ópticas ---> nervos motores ---> acção

        condições para a percepção: intensidade e duração

        b ) organizadora ---M.O.B.( Modelo Organizador Biológico)

        .. . preside à organização de todo indivíduo vivo e específico, sem embargo da perpétuas mutações da matéria.

        sementes diferentes ---> mesmos componentes químicos, originando indivíduos diferentes, devido a esse MOB.

        cristalização - cristais fraccionados que se recompõem no feitio original.

        c ) arquivo ou memória

        " ...é no cérebro desse corpo espiritual que os conhecimentos se armazenam. Sede dos estados consciências pretéritos, armazém das lembranças. É nele que o Espírito se abastece quando necessita de cabedais intelectuais para raciocinar, imaginar, comparar, deduzir.

        "... é nele que reside a memória orgânica e inconsciente.

        ( Gabriel Delanne - "A Evolução Anímica " )

 

10 ) - SENSAÇÕES é a sede da captação das sensações.

        Experiências citadas por Delanne:

        No perispírito

        a - no perispírito desdobrado:

        medicamentos - toques e picadas - golpes

        b - no corpo, em estado sonambúlico:

        queimaduras - cortes

 

11 ) NA DESENCARNAÇÃO - desatar os laços

        - desfazem-se os laços - Pineal - libertação - cordão de prata

        "Todos os nossos actos estão impressos no perispírito ---> visão retrospectiva - aparições

        ( Léon Denis - "O Problema do Ser, do Destino e da Dor" - cap. X )

 

12 ) NA ENCARNAÇÃO:

        a ) redução fetal - restrição ---( plasticidade )

        b ) ligação - molécula à molécula, ao feto.

        c ) esquecimento , perturbação

 

13 ) EM OUTROS MUNDOS:

        Livro dos Espíritos itens 94 - 186 - 187

        "Para mudarem de meio, precisam antes mudar de natureza, despojar-se dos instintos materiais, numa palavra: que se depurem moralmente."

        ( Allan Kardec - "A Génese - cap. XIV item 4 )

        Função do perispírito na mediunidade:

        Por sua vontade, o Espírito projecta um raio fluídico sobre o perispírito do médium, penetra-o com seu fluido, estabelecendo, assim, comunicação directa com o encarnado. Estabelecida a comunicação, o Espírito pode agir sobre o médium, produzindo efeitos diversos, que se traduzem pela visão, escrita, tiptologia , etc.

        A vibração partida do Espírito se propaga por meio de um cordão fluídico até o aparelho receptor, que é o perispírito do encarnado. Aí chegadas, as vibrações actuam no cérebro do encarnado, pela forma comum. Momentaneamente o cérebro fica quase todo à disposição do Espírito que dele se serve ."

        Gabriel Delanne - "O Espiritismo perante a Ciência" - 5ª parte

        "Por intermédio de seu perispírito o Espírito actuava sobre seu corpo físico vivo; ainda por intermédio desse mesmo fluido é que ele se manifesta; actuando sobre a matéria inerte é que produz ruídos, movimentos de objectos, levanta-os, derruba-os, transporta-os.

        É igualmente com o concurso de seu perespírito que o Espírito faz que os médiuns escrevam, falem, desenhem. Ele se serve do corpo do médium, cujos órgãos toma de empréstimo, corpo ao qual faz que actue como se fora o seu próprio, mediante o eflúvio fluídico que sobre ele verte."

        Allan Kardec - A Génese

 

14 ) PESO DO PERISPÍRITO;

        "O género de vida de cada um, no indivíduo carnal, determina a densidade do organismo perispirítico, após a perda do corpo denso."

        Calderaro - No Mundo Maior - p. 49

 

        Acreditamos que esta despretensiosa pesquisa poderá auxiliar bastante aos estudiosos de tão importante assunto e tão pouco conhecido e estudado, pelos espíritas ainda deslumbrados com os fenómenos e práticas mediúnicas, esquecendo-se que o perispírito é o principal intermediário entre o espírito e a matéria., e segundo António J. Freire na obra Ciência e Espiritismo sua finalidade é tríplice: manter indestrutível e intacta a individualidade; servir de substrato ao corpo físico, durante a encarnação e constituir o laço de união entre o Espírito e o corpo físico, da transmissão recíproca das sensações de um e das ordens do outro

 

 

 

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