Einstein e Deus


EINSTEIN é sem contestação um génio, uma das glórias da raça humana. A humanidade tributa ao seu nome as mais altas honras.

Não obstante ter sido um dos maiores no braintrust internacional, era um homem simples, destituído de vaidades e que, quando não estava pensando e enchendo folhas de rabiscos, empregava o seu tempo executando os clássicos musicais com um grupo de amigos.

Sendo a Ciência tão negativista quanto ao paranormal, curioso saber o que pensava Einstein a cerca dos problemas espirituais.

Um jornalista, no decorrer de uma entrevista, perguntou-lhe se era ateu, como a maioria dos seus colegas cientistas. O imensurável cientista negou que fosse materialista ou ateu, declarando o seguinte:


- "A opinião comum de que sou ateu é um grave erro. Quem pretende deduzir de minhas teorias científicas tal ideia, não as entendeu. Pessoalmente, creio em Deus e posso dizer que nunca em minha vida cedi a uma ideologia ateia. Não há oposições entre a Ciência e a Religião, o que há são cientistas atrasados que professam ideias que datam de 1880...


A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação dos místicos. Estes são semeados da verdadeira ciência... Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não mais possa devanear e ser empolgado pelo encantamento, não passa, em verdade, de um robô.

Saber realmente que existe aquilo que é impenetrável a nós e que se mantém como a mais alta das sabedorias e a mais radiosa das belezas, que as nossas faculdades embotadas não podem entender em suas formas mesmo as mais primitivas, esse conhecimento, esse sentimento, está no centro mesmo da verdadeira religiosidade.


A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais nobre fonte de pesquisas científicas.


Minha religião consiste em uma humilde admiração com respeito ao espírito ilimitado que se revela nas menores circunstâncias e que podemos perceber com nossos espíritos frágeis e incertos.


Essa convicção profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível Universo, é a ideia que faço de DEUS".

(Extraído da Revista Internacional do Espiritismo)
Fonte: www.vrnet.com.br
 
 
 

CEIF - Centro Espírita Irmã Filomena
Rua Estrada Velha Nº116 - Beiriz
C.P. 4495-328 - Póvoa de Varzim
 Portugal 
www.ceifpvz.com
ceif.pvz
@gmail.com